DÚVIDAS FREQUENTES

          
  1. Instalei o CadSUS e o mesmo não conecta a Base.
  2. Instalei ou reinstalei o CadSUS e o mesmo não abriu mais a tela de configuração.
  3. Instalei ou reinstalei o CadSUS e o mesmo não pediu para dar carga nas tabelas.
  4. Abri o aplicativo e no momento de conectar, dá "Erro na validação do operador".
  5. No momento de Carga nas Tabelas, o sistema diz que está faltando tabela.
  6. No momento de configuração o número de controle da máquina não é gerado.
  7. No momento de geração do número de máquina na configuração, o número é gerado com vários zeros.
  8. No momento de gravar uma informação, ocorre um erro.
  9. Posso instalar o CadSUS e o Centralizador na mesma máquina ?
  10. Se eu desinstalar o CadSUS ou o Centralizador e perco a Base de Dados ?
  11. Se eu instalar os aplicativos por cima dos já existentes na máquina, perco a Base de Dados ?
  12. Eu posso começar a digitação no CadSUS mono-usuário (InterBase) e depois centralizar em um Centralizador Oracle ?
  13. Qual a capacidade do Banco Interbase ? Será que meu município terá que utilizar Oracle ?
  14. No momento de salvar o domicílio, o sistema está dizendo que o cep não está batendo com o logradouro informado, ou vice versa.
  15. Quando início o Aplicativo, o Windows exibe mensagens de erros, tipo: "Parâmetro incorreto". O que é isso ?
  16. Mesmo utilizando um Banco de Dados como Interbase, corro o risco de perder tudo que foi digitado ?
           


    Tire mais dúvidas no site do Ministério da Saúde - www.saude.gov.br (faqs)

1 - Instalei o CadSUS e o mesmo não conecta a Base
Verifique se o Interbase 6 já está instalado. Caso contrario, instale-o.
Verifique se o Banco está "rodando". Caso contrário ative-o pelo "Painel de Controle" ou reinicie o computador, que o mesmo é ligado automaticamente. Verifique a senha de conexão com o banco de dados na tela de configuração.

2 - Instalei ou reinstalei o CadSUS e o mesmo não abriu mais a tela de configuração.
No caso de uma reinstalação, o arquivo de configuração (CadNacional.ini ou Centralizador.ini) já está presente na máquina. Caso deseje reconfigurar a máquina desde no inicio, remova o mesmo, que está no diretório do Windows (raiz).

3 - Instalei ou reinstalei o CadSUS e o mesmo não pediu para dar carga nas tabelas.
No caso de uma reinstalação, a Base de Dados não é sobrescrita, permanecendo com suas informações preservadas. Caso deseje começar tudo no inicio, desinstale o aplicativo e certifique-se que o arquivo de configuração (CadNacional.ini ou Centralizador.ini) e a base de dados (CNSNAC.gdb) foram removidos.

4 - Abri o aplicativo e no momento de conectar, o seguinte erro aparece: "Erro na validação do operador"
O aplicativo foi configurado para uma Base de Dados, e por algum motivo não está conseguindo conectar a mesma. Remova o arquivo de configuração (CadNacional.ini ou Centralizador.ini) e refaça a configuração.
Caso o passo anterior não tenha sido bem sucedido, verifique a última mensagem do arquivo de Log para tentar solucionar o problema.

5 - No momento de Carga nas Tabelas, o sistema diz que está faltando tabela, o que fazer?
Este erro ocorre quando o aplicativo foi configurado para um determinado estado e os arquivos de carga são de outro, ou os arquivos de carga das tabelas não estão no diretório apontado.

6 - No momento de configuração o número de controle da máquina não é gerado
Este caso pode acontecer quando o número da máquina não foi selecionado ou foi utilizado o mouse e não o teclado no momento de 'Salvar'. Em versões anteriores a 02.05, isso poderá acontecer no caso do windows não estar retornando o número de instalação para o programa. Neste caso, a melhor solução seria a substituição do sistema pela versão 02.05, que gera um número aleatório para a instalação do Windows nesse caso.

7 - No momento de geração do número de máquina na configuração, o número é gerado com vários zeros
Como a geração no número na máquina utiliza uma chave fornecida pelo Sistema operacional Windows, e já foi identificado algumas falhas nessa geração devido a 'bugs' de algumas versões do Windows, solicitamos que seja feita a atualização (update) no Windows junto a Home Page da Microsoft para corrigir este erro.

8 - No momento de gravar uma informação, ocorre um erro
Todas as mensagens de erros são gravados em um arquivo de Log. No caso do CadSUS é "LogCadNacional.txt", ou no caso de Centralizador é "LogCentralizador.txt". As traduções das mensagens mas freqüentes estão neste documento.

9 - Posso instalar o CadSUS e o Centralizador na mesma máquina ?
Sim. Lembrando que, para os dois utilizarem a mesma base, o Centralizador deve ser instalado primeiro, e em seguida instalado o CadSUS Cliente (rede), afim de possibilitar que ambos utilizem a mesma base de dados. Caso seja instalado o CadSUS mono na máquina do Centralizador, existirão nesta, dois bancos de dados diferentes, impossibilitando alterações na base centralizadora, já que o CadSUS estará conectado a uma base isolada.

10 - Se eu desinstalar o CadSUS ou o Centralizador perco a Base de Dados ?
No caso de InterBase sim. No momento de desinstalação o desinstalador remove tudo aquilo que ele próprio colocou no micro. Para evitar esta perda, recomendamos que sejam feitas cópias (backup) freqüentes.

11 - Se eu instalar os aplicativos por cima dos já existentes na máquina, perco a Base de Dados ?
Não. No momento de instalação, o mesmo nunca sobrepõe o arquivo 'gdb'

12 - Eu posso começar a digitação no CadSUS mono-usuário (InterBase) e depois centralizar em um Centralizador Oracle ?
Sim. Se as máquinas digitadoras gerarem os disquetes com as informações para o Centralizador, não faz diferença ser Oracle ou InterBase a Base do Centralizador. Agora se objetivo é começar a digitação em mono-usuário e depois ligar as máquina em rede, o processo já se torna mais complicado, pois primeiro todas as informações nas máquinas digitadoras terão que ser passadas para a Cetralizadora por disquete, e as instalações do CadSUS refeitas, só que agora para rede.

13 - Qual a capacidade do Banco Interbase ? Será que meu município terá que utilizar Oracle ?
De acordo com informações encontradas na Home Page da Borland (distribuidora do Banco) o InterBase pode trabalhar com 32TB, mas o máximo já registrado foi 200 GB. Levando em conta que um registro do CadSUS utiliza em média 1 Kb, deve-se fazer um estudo baseado na quantidade de habitantes de cada município. Mais informações sobre o InterBase são encontradas na Home Page da Borland www.borland.com

14 - No momento de salvar o domicílio, o sistema está dizendo que o cep não está batendo com o logradouro informado, ou vice versa
O mecanismo de busca de endereços faz uma pesquisa tentando comparar o Cep com o Logradouro digitado. Como grande parte dos municípios do país não são mapeados por cep, o mecanismo não terá utilidade nesses casos. Lembrando que o mecanismo de busca serve apenas para ajudar e não para bloquear uma digitação que o próprio pode julgar incorreta.

15 - Quando inicio o Aplicativo, o Windows exibe mensagens de erros, tipo: "Parâmetro incorreto". O que é isso ?
Como o aplicativo é um aplicativo grande e que utiliza um Banco de Dados, pode ser que em algum momento o Sistema Operacional não esteja com memória disponível o suficiente, gerando erros sucessivos. Neste caso, seria bom reiniciar o Sistema Operacional.

16 - Mesmo utilizando um Banco de Dados como Interbase, corro o risco de perder tudo que foi digitado ?
Sim. Recomendamos que sejam feitos backups freqüentes do arquivo "CNSNAC.gdb" (no caso de InterBase). Este, em alguns casos, poder ser corrompido, e perdido. E se não houver de onde recuperá-lo, o Arquivo (Banco de Dados) será perdido.No caso de Oracle, contate o Administrador do Banco para que o mesmo faça os backups constantes.